Centro Social de Tibães comprou carrinha para idosos

Centro Social de Tibães comprou carrinha para idosos

BRAGA | 6 DE DEZEMBRO DE 2004

O Centro Social e Paroquial de Mire de Tibães, em Braga, tem a partir de agora uma carrinha para transportar os cerca de 20 idosos que frequentam diariamente o seu centro de dia. A viatura foi benzida ontem à tarde na Junta de Freguesia local onde se realizou também a festa de Natal dos Idosos.
De acordo com a vice-presidente do Centro Social e Paroquial de Mire de Tibães, a carrinha foi adquirida com a ajuda de uma pessoa da freguesia que emprestou a verba necessária para comprar a viatura, cerca de 20 mil euros. «Agora temos de angariar fundos para pagar este empréstimo que nos fizeram», referiu Gentil Oliveira. Até agora o transporte dos idosos do Centro de Dia era assegurado por uma carrinha da Junta de Mire de Tibães.

Na cerimónia da bênção da viatura, o padre José Morais salientou que este foi um grande passo em frente na assistência aos idosos da freguesia. «Era necessário termos um carro para transportar as pessoas. Por isso, vamos pedir a bênção não para a viatura mas para as pessoas que as vão utilizar, para que possam orientar o carro e levar os doentes e idosos até casa com segurança, alegria e paz», disse.

O pároco, que é também presidente do Centro Social, explicou que a aquisição da carrinha foi mais um acontecimento importante na história da instituição que no ano passado comprou um terreno para construir um Centro de Dia. O terreno fica situado junto à Casa do Povo e à Escola Primária de Ruães e tem cerca de três mil metros quadrados.

O projeto para a construção do edifício está quase concluído, mas a direção do Centro Social e Paroquial ainda não sabe quando poderá avançar com a obra. «Temos primeiro que pagar a carrinha e só depois vamos pensar no centro», notou Gentil Oliveira. O pároco da freguesia explicou que ainda faltam pagar duas prestações do terreno que custou cerca de 60 mil euros. José Morais notou que as futuras instalações do Centro de Dia são para servir a população idosa de Mire de Tibães mas também de outras fregue-sias vizinhas. Além de poderem passar os dias na instituição, os idosos poderão beneficiar do serviço de apoio domiciliário.

Trabalho assegurado por voluntários Com um ano e meio de existência, o Centro Social de Mire de Tibães tem apenas uma sala na escola de Ruães, onde está instalado o Centro de Dia. Esta valência funciona na parte da tarde com os serviços a serem assegurados por voluntárias do grupo “Mulheres em Movimento” e não só. O padre José Morais fez questão de salientar o esforço e a dedicação destas mulheres que têm sido incansáveis no apoio ao Centro Social. «Tudo o que temos conseguido deve-se, em parte, à ajuda das “Mulheres em Movimento”, não só através do trabalho que fazem com os idosos mas também com as diversas ações que realizam para angariar fundos, desde as rifas, passando pelos trabalhos manuais que são depois vendidos», notou o sacerdote.

Além das “Mulheres em Movimento”, o padre Morais realçou o apoio que a Junta de Freguesia de Mire de Tibães e do Agrupamento de Escolas do Mosteiro têm dado ao Centro Social e Paroquial. Também Gentil Oliveira destacou a ajuda importante que as “Mulheres em Movimento” têm dado em prol dos idosos da freguesia e do Centro Social. «Elas aproveitam todas as oportunidades para angariar fundos, fazem peças de teatro, trabalhos manuais, entre outros trabalhos, sempre com o intuito de contribuir para esta obra», nota. A vice-presidente do Centro Social e Paroquial de Mire de Tibães lembrou também a população local, «que nos tem ajudado a cem por cento».

Ontem, não faltou animação naquela que foi a primeira festa de Natal dos idosos do centro de dia. Além do teatro das crianças, no salão da Junta de Freguesia de Mire de Tibães esteve o Grupo de Danças dos Unidos e um grupo de concertinas. Os idosos e as voluntárias também participaram ativamente na festa com alguns cânticos.

Fonte: http://www.diariodominho.pt/conteudos/17889

Deixe um comentário